Gestão de pessoas

Obter e reter talentos em tecnologia: quais as melhores práticas?

16 de Maio de 2022

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

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Saiba como recrutar mais rápido e reforçar políticas institucionais para obter e reter talentos em tecnologia a fim de garantir os negócios da organização

Obter e reter talentos em tecnologia tem sido bastante desafiador para as organizações que dependem das competências digitais de profissionais de TI para avançarem em seus negócios.

De acordo com percepções do Gartner, avaliando os primeiros quatro meses de 2022, quase um terço dos profissionais planeja procurar um novo trabalho, no período de um ano e 26% tiveram contato e enviaram currículos para possíveis empregadores.

Nos Estados Unidos, a alta rotatividade de empregos é ainda mais alarmante, com metade da força de trabalho pretendendo sair do trabalho, conforme divulgado pela TalentLMS e Workable.

As motivação para deixar um emprego são variadas, vão desde ganhar mais dinheiro até mudar o campo de trabalho para outro que faça mais sentido pelo alinhamento com o propósito de vida do profissional. 

Para deixar o cenário ainda mais dramático para tech recruiters, as ofertas para trabalhadores do setor de tecnologia não param de crescer. Segundo o Guia do LinkedIn: Como atrair e reter os melhores talentos tecnológicos, profissionais de TI dizem que recebem 32 solicitações de emprego, por semana.

Diante disso, executivos e líderes de TI precisam encontrar soluções urgentes para continuar obtendo sucesso em suas operações.

Mas, o que as empresas podem fazer para obter e reter talentos em tecnologia, em um mercado extremamente competitivo e com profissionais de TI tão dispostos a abandonar seus locais de trabalho?

Neste artigo, vamos mostrar qual o papel do líder na hora de obter e reter talentos em tecnologia e 5 boas práticas para ajudar a obter e reter talentos em TI.

O papel do líder na hora de obter e reter talentos em tecnologia

A pesquisa realizada pelo LinkedIn e disponibilizada em forma de Guia, já citado anteriormente, descobriu que a principal razão pela qual uma pessoa deixa uma organização e a principal razão pela qual alguém entra em uma organização são as mesmas: oportunidade de carreira.

Portanto, diferentemente de anos atrás, em que um bom salário e benefícios eram determinantes, hoje fornecer aprendizagem, para a maioria dos profissionais de TI, é um fator muito importante para permanecer ou ingressar em um emprego. E, para a nova geração, essa é uma atribuição do líder. De acordo com o levantamento da rede profissional mais famosa do mundo, dois terços dos millennials acreditam que é trabalho do gestor oferecer oportunidades de desenvolvimento

Por isso, uma das competências dos líderes de tecnologia atualmente é desenvolver seus liderados para que os profissionais sintam-se engajados e motivados a fim de contribuírem com os objetivos da organização. 

O estudo do LinkedIn comprova essa tese, já que 78% dos trabalhadores disseram que permaneceriam por mais tempo em um emprego que fornecesse um caminho claro de carreira. Da mesma forma, os empregados que não acreditam que podem alcançar seus objetivos de carreira em um ano têm 12 vezes mais chance de considerar sair. Com novos profissionais, esse número chega perto dos 30.

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Adapte princípios ágeis no seu processo

De acordo com artigo da Mckinsey, os profissionais de TI pensam e agem de forma diferente e somente empresas que estiverem preparadas para mudar a mentalidade conseguirão obter e reter talentos em tecnologia.

Adotar modelos operacionais ágeis é uma forma de se alinhar às expectativas de profissionais de TI, que desejam mais autonomia e flexibilidade no seu dia a dia, esperando que o líder dispense o microgerenciamento e permita o trabalho de qualquer lugar

Além disso, as metodologias ágeis quando aplicadas de forma bem-sucedida compreendem o líder como fundamental fomentador da cultura ágil e detentor de valores como transparência, confiança, empoderamento das pessoas, delegação de responsabilidades e interação entre os membros de uma equipe.

Saiba mais: Gestão humanizada: como construir uma força de trabalho engajada?

5 boas práticas para obter e reter talentos em tecnologia

Para obter e reter talentos em tecnologia, as empresas  têm investido cada vez mais em ações que priorizam a cultura people first

Entre as iniciativas adotadas, principalmente por organizações mais progressistas, surgem desde Programa ESG até o uso de Inteligência Artificial (IA) para melhorar a satisfação dos profissionais.

Segundo a Mckinsey5 boas práticas que deveriam ser perseguidas por empresas que buscam encontrar, manter e desenvolver talentos em tecnologia:

1. Usar análises para identificar tendências tecnológicas e habilidades digitais

Analisando as tendências tecnológicas de tempos atrás, observamos que, dificilmente, as previsões não se concretizam. E para operar as tecnologias emergentes, novas habilidades digitais serão necessárias. Assim, as empresas que investirem no desenvolvimento de profissionais de TI estão oferecendo a eles a oportunidade de se atualizarem e conhecerem novas tecnologias, agregando mais valor às suas carreiras.

2. Qualificar talentos para atender às necessidades atuais e futuras

Organizações que estiverem atentas às atuais e futuras necessidades do mercado e conseguirem se antecipar, qualificando talentos em tecnologia, certamente estarão proporcionando a eles novos desafios e ricos aprendizados que costumam gerar um senso de propósito e um sentimento de gratidão em saber que a empresa está investindo no seu desenvolvimento profissional e pessoal. 

3. Garantir o avanço das mulheres na tecnologia, promovendo adequadamente o talento feminino

Quando a empresa se mostra preocupada com questões relacionadas à diversidade, equidade e inclusão, e promove ações e iniciativas para promover temas como o empoderamento femino, demonstra aos profissionais que para a empresa as pessoas realmente importam e que a empatia com minorias, como é o caso das mulheres na tecnologia, deve ser abordada e as injustiças reparadas. Isso costuma atrair e reter talentos em TI cada vez mais interessados em um trabalho que faça sentido.

4. Oferecer à equipe de tecnologia um papel no processo de contratação de talentos de TI

Estimular os profissionais de TI que integram a equipe de tecnologia a fazer parte das contratações de novos talentos é uma forma de promover o trabalho em conjunto e  co-responsabilizar cada um deles pelas escolhas do time. Além de se sentirem valorizados e importantes no processo, os trabalhadores podem exercitar suas competências comportamentais, melhorando as soft skills e treinando habilidades como comunicação assertiva e inteligência emocional.

5. Fazer parcerias com instituições de ensino para que os alunos recebam treinamento tecnológico

Parcerias entre empresas e instituições de ensino costumam trazer resultados bastante satisfatórios para os profissionais de TI que podem contar com estações de pesquisa sempre que precisarem atualizar seus conhecimentos. A possibilidade de fornecer treinamentos também os motiva na busca de novos aprendizados e costuma gerar engajamento no trabalho. Além disso, a troca com os alunos estimula insights que promovem a inovação digital.

Leia também: Maturidade digital: como fazer sua empresa atingir?

Resolvendo o problema de obter e reter talentos em tecnologia com o Outsourcing de TI

Os avanços na tecnologia geralmente proporcionam às empresas um aumento nos resultados, com operações mais rápidas, flexíveis e confiáveis. Porém, para usufruir desses benefícios é preciso obter e reter talentos em tecnologia, tarefa cada vez mais desafiadora para as empresas que lidam com a crescente escassez de mão de obra especializada na área de TI.

Por isso, pensando em auxiliar organizações a superar esse obstáculo de contratação de talentos em tecnologia, a Supero disponibiliza os serviços de body shop de TI e Squads as a service.

Oferecendo expertise e experiência de mais de 18 anos no mercado de soluções de TI, a Supero conta com profissionais altamente capacitados, com conhecimentos técnicos em diferentes tecnologias e habilidades comportamentais valorizadas por CIOs.

Nosso time é focado em entender as necessidades dos clientes e atender de maneira eficiente as expectativas de líderes de TI, executivos e recrutadores. Afinal, faz parte do nosso negócio de Outsourcing de TI a contratação por projetos e toda a etapa de recrutamento e seleção

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos ajudar a sua organização a obter e reter talentos em tecnologia de forma rápida e eficaz.


Escrito por Marketing

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