Tecnologia

Visão computacional: por que você precisa mirar nessa área de IA

10 de Março de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Entenda o que visão computacional, como funciona e quais as suas aplicações no mercado. 

A visão computacional (VC), de acordo com a Data Science Academy, é o processo de modelagem e replicação da visão humana, usando software e hardware.   

Ou seja, a VC visa reconstruir, interromper e compreender uma cena 3d a partir de suas imagens 2d, no que diz respeito às propriedades de suas estruturas. 

No entanto, se até então, em virtude do desenvolvimento ainda incipiente e do alto custo de tecnologias como o deep learning e da baixa adesão à cloud, a visão computacional era apenas uma visão no futuro, agora CIOs de segmentos como indústria, logística e saúde a estão considerando em seus planejamentos. 

Com isso, o mercado da visão computacional deve crescer a uma taxa de 7,6% de 2020 a 2027, levando-o a um valor de USD 19,04 bilhões anuais até lá, de acordo com previsão da Grand View Research

Porém, tanto potencial envolvido requer atenção aos desdobramentos dessa tecnologia no mercado. Neste artigo você vai entender os motivos disso. Para fazê-lo, vamos explicar como a VC funciona e quais suas aplicações em vários setores, mas também os desafios dos líderes que iniciarão projetos com essa tecnologia. 

Diferença entre visão computacional e visão de máquina 

A visão computacional, como área do conhecimento, faz parte da inteligência artificial (IA), uma vez que busca uma modelagem da visão humana, com a intenção de replicar suas funções, por meio da tecnologia. 

Entretanto, apesar de se assemelhar bastante com a machine vision, tecnologia utilizada na Indústria 4.0, que permite às máquinas adquirirem a capacidade de observar e interpretar o ambiente em que se encontram, evitando desperdícios e visando alta eficiência, a visão computacional vai além disso. 

Pois, diferentemente de uma máquina que reconhece e lê imagens, a VC, a partir de uma série de análises, mesmo que artificialmente, abrange percepções, semelhante ao cérebro humano. 

Dessa forma, usada no dia a dia para conduzir tarefas em diferentes setores da economia, a visão computacional utiliza uma tecnologia complexa para realizar a análise semântica de grandes conjuntos de dados. 

Aplicações da Visão Computacional no mercado 

Nos últimos anos, houve uma explosão de aplicações úteis para a visão computacional e em diferentes ramos do mercado. 

Um exemplo prático disso são os veículos autônomos, que dispensam motoristas para o transporte de pessoas ou o transporte last mile. Além de reduzir acidentes e melhorar o trânsito, o uso da visão computacional neste contexto ainda permite que o passageiro realize outras atividades durante o deslocamento. 

Outra área que também vem utilizando a VC é a militar, pensada para detectar unidades inimigas e na operação de mísseis teleguiados. Devido à natureza secreta que envolve essas operações, a tecnologia empregada reduz os riscos de espionagem e aumenta a eficiência da ação. 

Veja, abaixo, outras aplicações possíveis em diferentes áreas de negócios. 

Varejo 

  • Monitoramento do tempo de espera de consumidores em uma fila; 
  • Mapeamento da zona de calor e verificação de áreas dentro de uma loja em que haja pouca movimentação; 
  • Contabilidade das pessoas que entram nos estabelecimentos; 
  • Detecção de baixo estoque ou pouca quantidade de produtos expostos nas prateleiras. 

Indústria 

  • Inspeção da qualidade, feita por câmeras, para conferência de falhas na produção; 
  • Contagem em tempo real de itens disponíveis na linha de produção; 
  • Gestão de ativos com identificação de equipamentos desgastados e alerta para agendar manutenção; 
  • Identificação de ações fraudulentas por parte de pessoas. 

 Saúde 

  • Detecção de doenças por reconhecimento de imagens; 
  • Realização de diagnósticos mais precisos substituindo raio x; 
  • Aferição de temperatura corpórea através de câmeras de monitoramento; 
  • Realização de procedimentos cirúrgicos mais precisos, rápidos e seguros.  

 Segurança 

  • Uso de câmeras que verificam se as pessoas estão portando algum objeto não permitido para o local; 
  • Monitoramento de áreas de trabalho internas; 
  • Monitoramento de áreas externas como estacionamentos, prédios e áreas restritas; 
  • Detecção de problemas de manutenção, alagamentos e incêndios. 

Entretenimento 

  • Análise da eficácia de posicionamento da publicidade em um evento; 
  • Reconhecimento de pessoas para análise de promoção de marca; 
  • Identificação de logotipos exibidos em uma transmissão de evento; 
  • Contabilidade do tempo de exibição de uma determinada marca. 

Enfim, são muitas as possibilidades de uso dessa tecnologia que virou tendência nos últimos anos e tende a se expandir ainda mais nesta década, com o uso da coleta de dados para orientar comportamentos do mercado. 

Nesse sentido, a visão computacional será a inteligência artificial mais presente no dia a dia das pessoas, resolvendo questões de transparência, compliance, justiça e conformidade. 

Leia também os 6 desafios mais comuns em projetos com IA

Desafios de projetos em visão computacional 

Projetos com grande potencial, no entanto, costumam acontecer com dificuldades de implementação.  

Confira, a seguir, alguns dos principais desafios em projetos com visão computacional: 

Poder de processamento 

Para análises de vídeo, em tempo real e com baixa latência, embora possível, a implementação em ambiente cloud geralmente não é a mais adequada. No caso da visão computacional, a edge computing é exigida na maioria dos casos, por permitir o processamento local.  

Leia mais: Edge computing vs. cloud computing: como essas tecnologias se relacionam? 

Hardware  

A maioria das aplicações da visão computacional exige muito hardware, o que eleva os custos da tecnologia. Nesse caso, a edge também é a solução, que permite, após a análise, a comunicação apenas dos dados-chave. 

Escala  

Para além da dificuldade de escalar a infraestrutura necessária para projetos em visão computacional, há a dificuldade de desenvolver as próprias soluções em escala. Selecionar o hardware apropriado, gerenciar centenas de dispositivos na edge computing, monitorar a performance e manter a segurança dos sistemas estão entre os maiores desafios da escala da visão computing. 

Visão computacional como solução para sua empresa 

Seja na redução de custos, aprimoramento dos processos ou vantagem competitiva, os benefícios de usar a visão computacional na sua empresa são notórios e altamente mensuráveis. 

Lembrada por ser uma tecnologia que "empresta" às máquinas o poder da visão, a VC está sendo adotada por muitas empresas que precisam do controle visual, de alguma forma, para oferecer precisão e segurança a determinados locais ou a inspeção de qualidades de produtos.   

Assim, valorizada por proporcionar uma produção mais inteligente, com a possibilidade de integração com outras tecnologias, a visão computacional pode impactar diretamente nos seus negócios. 

Afinal, à medida que a tecnologia da VC avança, os equipamentos ficam mais acessíveis e a aplicabilidade se multiplica. 

O que antes era restrito apenas às grandes indústrias, hoje já está sendo aplicado em empresas de tamanhos menores. 

Faça parte da transformação digital 

A necessidade levou à aceleração da adoção de tecnologias em soluções que ajudem as empresas a sobreviver, tanto em um novo modelo de inovaçao e de negócio, quanto num novo modelo de trabalho e de sociedade. 

A visão computacional é uma dessas tecnologias, com possíbilidades de aplicação em vários segmentos, apesar de seus inúmeros desafios técnicos. 

Inclusive, segundo a Gartner, a COVID-19 levou à aceleração da adoção de tecnologias como essa e ao desenvolvimento de novas soluções para ajudar empresas a sobreviver em meio a pandemia. 

Durante a conferência virtual Gartner IT Symposium/Xpo 2020, a consultoria fez 10 previsões estratégicas para aplicação e uso de tecnologias durante e após a recuperação da economia, a partir de 2021. 

Segundo Daryl Plummer, Vice-Presidente de Pesquisa e membro do Gartner, as tecnologias estão sendo pressionadas até seus limites e a computação convencional está atingindo uma parede: 

O mundo está se movendo mais rápido do que nunca e é essencial que a tecnologia e os processos sejam capazes de acompanhar as necessidades de inovação digital. A partir de agora, os CIOs podem esperar uma década de inovação radical liderada por abordagens não tradicionais à tecnologia. 

De acordo com Plummer, as tecnologias de ponta, como a visão computacional, promoverão maior inovação e eficiência nas empresas, mas também terão um impacto transformador na sociedade. 

Portanto, se você também quer fazer parte desse movimento e acompanhar as tendências mundiais que devem mudar o rumo da sua empresa nos próximos anos, consulte um especialista e torne os processos do seu negócio ainda mais precisos e eficazes com as inovações digitais. 

Você sabe como contratar cientista de dados para sua empresa?  


Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.