Tecnologia

Data analytics: como colocá-la no centro do negócio?

23 de Março de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Entenda como a data analytics pode ser bastante útil na tomada de decisão e de que forma ela impacta na produtividade dos negócios.

É de conhecimento geral no universo da TI que, atualmente, muitas empresas, no Brasil e no mundo, utilizam data analytics para orientar estratégias e mudanças necessárias em seus negócios. 

De acordo com o Relatório do Estado Global de Análise Corporativa 2020, da MicroStrategy, 94% das empresas que participaram da pesquisa, representando 10 setores diferentes da economia, de países como a Alemanha, o Reino Unido, o Japão, os Estados Unidos e o Brasil, afirmam que dados e análise são importantes para o crescimento dos negócios e a transformação digital.

No mercado brasileiro, por exemplo, 60% das empresas já fazem uso das tecnologias de Data & Analytics, principalmente para auxiliar no desenvolvimento de novos produtos, na gestão de risco e análise de força de trabalho, além de melhoria da eficiência de custos.

Entretanto, a nível global, quando questionados sobre as barreiras e os medos que impedem a adesão ao Data & Analytics, três pontos foram os mais citados:

  • Privacidade e segurança de dados (52%), 
  • Acesso limitado a dados e análise em toda a organização (28%) e 
  • O fato das ferramentas não serem intuitivas (27%).

Outro ponto interessante é que, ao contrário do cenário global em que a cloud computing é a tendência que está no topo entre as que mais impactam o uso do analytics, no Brasil, essa tecnologia é apenas a terceira entre as três mais citadas pelos entrevistados (17%), precedida por inteligência artificial e machine learning (17%) e internet of things (18%).

Contudo, o estudo revela que as empresas estão cientes de que o cenário atual exige análise de dados e de que, para inovar, é preciso progredir nas estratégias, contando com tecnologias mas também um mindset que leve a data analytics para o centro do negócio.

Mas como fazer isso?? Acompanhe os nossos insights.

Data analytics: valor que ainda esbarra em dificuldades

Em organizações centradas em dados, as estratégias são projetadas em torno das informações coletadas. Dessa forma, os dados ficam no centro do seu negócio impulsionando as operações e a cultura da inovação.

Ao analisar os processos com base em dados, você não apenas tem a oportunidade de aumentar a produtividade do seu negócio como elevar o poder de decisão de cada etapa.

Entretanto, para estabelecer uma cultura baseada em dados é preciso envolver a maior parte dos profissionais interessados e, principalmente, os gestores e líderes de times, que estão à frente dos processos, devem ter em mente o valor dos dados para o crescimento e a evolução da empresa. É aí que as organizações derrapam.

De acordo com um levantamento do Gartner, as organizações colocam o data analytics e a inteligência artificial (IA) entre suas duas maiores prioridades, tendo sido citadas por respectivamente 36% e 24% dos respondentes que revelaram essas como as tecnologias fundamentais para emergir mais fortemente da crise causada pela pandemia. Entretanto:

  • Analytics está presente na área de TI da maioria das empresas, mas não nas demais áreas de negócios.
  • Postura organizacional é centrada em tecnologia, porém não está dirigida para dados.
  • Falta de um programa de governança de dados, com um modelo de negócio orientado por informações.

Se identificou com esse cenário?

Veja a seguir algumas soluções e boas práticas de gestão e governança de TI adotadas por líderes que mudaram a maneira de pensar e alavancaram os negócios da empresa, utilizando dados em suas estratégias.

Leia também: Qualidade dos dados em projetos em IA

Soluções e boas práticas para levar D&A para o centro da gestão

Confira a seguir 7 soluções e boas práticas para você colocar o data analytics no centro do negócio.

1. Criar uma cultura data-driven

Criando uma cultura orientada a análise de dados, comunicando o valor dos dados para os negócios, você estará estimulando um novo olhar dos profissionais sobre as perspectivas da empresa. Assim, utilizando todas as fontes possíveis, internas e externas, que podem gerar dados, as informações úteis para a empresa serão mais precisas, facilitando o fluxo de trabalho e as tomadas de decisão.

2. Incentivar o data literacy (literacia de dados)

Conhecido por muitos como alfabetização de dados, o data literacy concentra-se nas competências envolvidas no trabalho com dados. Trata-se de uma estratégia que pode transformar o seu negócio, estimulando iniciativas de transformação digital em toda a empresa. Além disso, promove a confiança entre os líderes que têm suas habilidades com dados aumentadas.

3. Implantar soluções de TI que melhorem a qualidade dos dados

Com soluções de TI moldadas para atender as necessidades da sua empresa, as ferramentas tecnológicas implantadas devem ser capazes de agregar valor aos processos internos e externos e ampliar a capacidade de gerenciamento de dados. Focados na parte lógica e estratégica, os softwares impulsionam o desempenho e otimizam os resultados.

4. Integrar as equipes de analytics junto ao CEO, COO e não só ao CIO

Dessa forma, a empresa passa a vincular a analytics aos resultados do negócio, e não simplesmente centrada em ferramentas, mas orientada a mudar a percepção em relação aos dados, dentro da empresa. Fazendo com que os profissionais deixem de pensar na tecnologia como um simples serviço de TI para adentrar as áreas do negócio, como um elemento fundamental.

5. Definir estratégias e iniciativas centradas em dados

O sucesso de uma estratégia ou iniciativa centrada em dados não depende somente de uma ferramenta tecnológica. É preciso sim ter uma plataforma de suporte, entretanto é necessário foco em pessoas e processos e, acima de tudo, uma abordagem focada em negócios, para extrair informações dos dados.

6. Apostar nos serviços de outsourcing de TI

O outsourcing de TI é uma solução que vem sendo adotada por muitas empresas de diferentes setores que precisam da ajuda de especialistas em tecnologia da informação para fazer o negócio crescer com agilidade e eficiência. Com equipes de alta qualidade técnica, empresas, como a Supero Tecnologia, oferecem soluções personalizadas para a sua empresa.

7. Garantir a continuidade dos negócios

Com o mapeamento dos riscos e o monitoramento dos dados é possível fazer uma análise crítica e transparente da situação da empresa e definir o rumo dos negócios, com mais precisão e eficiência. Afinal, com a análise de dados é possível relacionar os processos com os objetivos e estratégias da empresa e ter mais assertividade nas decisões.

Saiba mais: Como usar a análise de dados na tomada de decisões?

Data analytics como prioridade 

Assim, por criar inteligência de mercado e apontarem oportunidades, a data analytics está no centro das estratégias de negócio de empresas que não pararam de evoluir e continuam querendo avançar.

Entretanto, por conter uma variedade de ferramentas de análise de dados, que oferecem vantagens diferentes, que devem ser definidas de acordo com a infraestrutura de cada organização, a data analytics requer profissionais qualificados. E mais do que  conhecimentos técnicos, eles devem conhecer a fundo os processos da empresa e ter uma mentalidade orientada a dados, para extrair o máximo das ferramentas de análise.

Portanto, se você quer entender sua empresa e o mercado que atua, através de dados, sendo mais efetivo nas suas estratégias e tomadas de decisão e ainda se diferenciando do concorrente com o poder da cultura data-driven, coloque a data analytics no centro do seu negócio.

Potencialize suas vendas e aumente os resultados. Conheça as chaves que farão sua jornada para o uso inteligente de dados começar agora mesmo! Acesse o link e conte com soluções disruptivas que levarão seu negócio ao próximo nível

Leia também: Como a aplicação de data science aos negócios pode ajudar a superar a crise?


Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.