Gestão

Consultoria de desenvolvimento de software: veja as 4 principais

23 de Dezembro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

Voltar

Conheça as principais consultorias em desenvolvimento de software e quais são as mais adequadas ao seu projeto

Com áreas de negócio demandando mais da TI e uma transformação digital acelerada, os desafios desse setor são muitos. No nível do ecossistema tecnológico da organização, a necessidade é orquestrar todas as aplicações em uso, mantendo-as integradas e na arquitetura mais enxuta possível. No nível do sistema em si, a necessidade é entender as dores das áreas de negócio, transformá-las em um produto e desenvolver. É para dar as respostas certas, e rápido, a essas questões que as consultorias de desenvolvimento de software se tornam um parceiro das empresas.

As vantagens são imediatas: a consultoria leva para a organização um conhecimento prático que ela nem sempre tem dentro de casa, por melhor que seja seus profissionais. Com projetos em inúmeras outras empresas, dos mais variados segmentos e portes, com as mais distintas necessidades e regras de negócio, consultorias proveem a organização com uma mina de experiência.

Depois, a consultoria porporciona uma perspectiva fresca, aplicando esse conhecimento ao caso específico e ajudando o time a estabelecer um projeto.

Por fim, esse trabalho é feito sem que a equipe interna precise focar tanto nos detalhes dessa construção ou, se a empresa não tem equipe, sem que ela precise ter esses perfis em casa.

O resultado se traduz em uma compreensão mais afinada das necessidades do projeto, numa tomada de decisão mais ágil e numa ação mais orientada. Consequentemente, a organização diminui os riscos, custos e energia ligados aos projetos e, ainda, eleva as chances de sucesso.

Existem diversas consultorias em desenvolvimento de softwares, no entanto, com diferentes enfoques e escopos. Por exemplo, algumas estão focadas em product discovery, e outras em delivery. Quais são então as consultorias em desenvolvimento de softwares mais praticadas no mercado? Quando buscá-las e o que esperar delas?

São essas as respostas que você encontra neste artigo. Vamos enumerar os principais tipos de consultoria em softwares, o que elas entregam e em que casos cada uma delas vai ajudar a organização.

O guia dos CIOs sobre desenvolvimento em plataformas low-code

4 tipos de consultoria em desenvolvimento de softwares

1. Arquitetura de soluções

A arquitetura de soluções é uma área dentro da arquitetura corporativa que visa transformar a avaliação dos requisitos de negócio em uma aplicação. Seu objetivo é mapear quais as melhores opções para isso, de modo a criar sistemas consistentes com o momento tecnológico da organização, mas também com sua visão de futuro. 

Para tal, o arquiteto de soluções consultor leva em consideração tanto a maturidade tecnológica da organização e a sua estratégia, mas também tendências do segmento e do mercado como um todo. Ele responde perguntas como:

  • Qual é o problema da organização? 
  • Qual a melhor maneira de solucioná-lo? 
  • Qual a expectativa de crescimento da solução? 
  • Qual a melhor forma de evoluí-la?

Então, em relação a um arquiteto corporativo, que atua na orquestração de todos os sistemas, o arquiteto de soluções atua no nível de uma solução, conectando-a a esse nível macro.

O resultado é recomendações arquitetônicas sobre como construir a solução, mas também como gerenciar, medir, acompanhar e evoluí-la ao longo do tempo e que metodologias de trabalho utilizar no desenvolvimento.

webinar business agility

2. Product design

Uma fase crucial do desenvolvimento de um software é o design. Além de envolver múltiplas frentes, ele está centrado essencialmente na experiência dos usuários do software

O product design envolve todos os processos ligados a definição, ideação, prototipação e testes de produtos. Isso envolve transformar o alinhamento da visão do produto e de suas funcionalidades em uma aplicação para usuários reais. Toda a parte de UI e UX está centrada nessa área.

Para isso, o consultor responde:

  • Como é o mercado das soluções em que o seu projeto se insere: faz benchmarkings, estudos de mercado e pesquisas com usuários para entender como a solução deve ser desenhada.
  • Qual é o perfil dos usuários: mapeia as dores e necessidades dos usuários ideais, seus gostos e preferências.
  • Quais são as jornadas de uso: desenha que caminhos o usuário fará para chegar ao sistema, dentro do sistema e depois dele.
  • Como será a interface: define e trabalha sobre a identidade visual, a arquitetura da informação, marca, fontes etc. 

3. Agile coach

O agile coach faz uma consultoria que visa melhorar o desempenho de equipes por meio da difusão de uma cultura ágil aliada ao uso de metodologias ágeis

Para isso, o trabalho de agile coaches não se limita a treinar a equipe em um framework. Ele faz um mergulho nos processos de trabalho da equipe e da empresa a fim de diagnosticar, a quatro mãos, os desafios e, depois, decidir que ferramentas vão ajudar a remediá-los.

Após essa fase, o agile coach também pode ajudar na construção de habilidades ágeis por meio de mentorias para líderes e treinamentos para a equipe, bem como atuar junto no processo de transformação ágil, dando apoio à construção de uma cultura ágil e à adoção das práticas.

Para isso, o agile coach tem um olhar amplo, não estritamente focado no time (como o do scrum master). Esse profissional domina várias metodologias ágeis e já vivenciou implantações em diferentes equipes, o que o capacita para lançar mão de diferentes abordagens a depender dos desafios em questão. Por isso, é comum que atue lado a lado com profissionais como scrum master.

4. DevOps

Organizações que praticam DevOps em alta performance estão se distanciando das demais porque conseguem aumentar a frequência de deployment, reduzir o tempo de mudanças e correções, diminuir o tempo de restauração do serviço a minutos e reduzir o índice de falhas. Replicar o modelo em escala é o grande desafio.

A consultoria em DevOps tem o objetivo adaptar as melhores práticas de colaboração e ferramentas de automação ao contexto do time a fim de transformar em escala o delivery de softwares, tanto em velocidade quanto em qualidade. 

Para isso, assim como o agile coach, o processo passa por um aprofundamento na realidade da equipe, analisando a maturidade em DevOps e fazendo um benchmarking, para compreender como a organização se compara com seus pares. Feito o diagnóstico, o passo seguinte é planejar a quatro mãos uma implementação sob medida.

Para executar o plano, o consultor pode propor treinamentos, além de acompanhar a evolução do time. Durante o processo, por meio do monitoramento do desempenho da equipe, ele vai propor melhorias e viabilizar a escalada do processo.

É o momento de contratar uma consultoria de desenvolvimento de softwares?

As organizações estão sentindo as dificuldades de desenvolver softwares. O contexto pede aceleração e qualidade. Porém, um problema de negócio tem diferentes níveis de tomada de decisão e, dentro delas, diferentes formas de ser solucionado. Se pedirmos uma proposta a quatro equipes diferentes, receberemos quatro propostas de solução distintas entre si. 

Isso torna a tomada de decisão desafiadora e, depois de tomada, gera uma cascata de efeitos nem sempre previstos. Por isso é que é tão comum que empresas comprem projetos que, ao final, não entregam satisfatoriamente o valor que desejavam.

Boas consultorias em software ajudam a minimizar esses desafios. E a Supero Soluções é uma delas. Fazemos consultoria de arquitetura de soluções e de product discovery para levar mais do que apenas um software para nossos clientes, e sim a resolução de seus desafios.

Para saber mais sobre essas consultorias, entre em contato com um de nossos consultores.

Nova call to action

Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais