Gestão de pessoas

Como ser um bom product owner?

9 de Novembro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min

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Veja quais as qualificações necessárias para ser um PO capacitado para auxiliar o time a alcançar os objetivos do negócio

A função do product owner se originou no Scrum com objetivo de ocupar um papel que está entre a estratégia do produto e o seu desenvolvimento. 

Com habilidades de comunicação e negociação, o product owner geralmente é responsável pelo backlog do produto, organizando as sprints do time. Atuando junto ao product manager (PM), o PO costuma assumir funções mais táticas, traduzindo as estratégias dos gerentes de produto em tarefas de desenvolvimento.

Para as organizações que estão começando na sua transformação ágil ou encontram-se no meio de uma tentativa de mudança na cultura, contar com um product owner que não preenche os requisitos ideais para essa função pode ser bastante ruim para o processo de desenvolvimento de software.

Mas quais as habilidades e conhecimentos são necessários para ser um bom product owner, preparado para exercer a função com excelência?

Neste post, vamos abordar o que esse profissional faz, quais as diferenças entre product owner, product manager e agile coach, os desafios comuns desse cargo e como ser um bom product owner.

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Product owner: o que esse profissional faz?

De acordo com o Scrum Guide, “o product owner é responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time Scrum”, ou seja, articula a compreensão dos stakeholders, do negócio, do produto e do time.

Também é papel desse profissional o gerenciamento eficaz do backlog do produto, que inclui, segundo o Guia Scrum:

  • desenvolver e comunicar explicitamente o objetivo do produto;
  • criar e comunicar claramente os itens do backlog do produto;
  • coordenar pedidos de itens do backlog do produto; e,
  • garantir que o backlog do produto seja transparente, visível e compreensível.

No entanto, para que esse profissional tenha sucesso, toda a organização deve respeitar as suas decisões, até porque o product owner representa as necessidades das partes interessadas no product backlog. Se alguém deseja alterá-lo, deve convencer o PO com argumentos relevantes.

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Habilidades técnicas e comportamentais 

Entre as skills que todo product owner deve ter, podemos destacar:

  • Sólidos conhecimentos de negócio: além de entender de desenvolvimento de software, um bom product owner tem conhecimentos de negócio, garantindo o desenvolvimento do produto alinhado aos interesses da organização.
  • Autonomia: por ter responsabilidade sobre a qualidade do produto, o PO precisa ter autoridade suficiente para fazer o que precisa ser feito em um projeto de software, inclusive com os C-levels.
  • Despertar confiança: por ser a pessoa que representa os interesses do grupo, o product owner precisa da confiança de todos para que o projeto de software alcance os resultados propostos.
  • Disponibilidade: um PO deve se mostrar disponível na maior parte do tempo para conversar com membros da equipe e gestores da organização a respeito das demandas diárias de trabalho.
  • Ser transparente: todos os profissionais envolvidos no projeto e demais membros da organização precisam entender exatamente o que está sendo desenvolvido pelo time e quais os resultados esperados.
  • Boa comunicação: um product owner precisa ter habilidade tanto em comunicação oral como escrita, para se expressar com o time e com os stakeholders e ser facilmente compreendido.

Como o PO é treinado e formado

Para ser um bom product owner, o profissional precisa gostar de desafios e aprender a buscar soluções inovadoras para os problemas. Afinal, diariamente, vai lidar com idealização de produtos e resolução de problemas.

É importante também que o PO tenha pleno domínio de metodologias ágeis como Kanban e Scrumban. Além disso, precisa ter sólidos conhecimentos sobre o produto que está desenvolvendo e o mercado que ele está inserido.

Dessa forma, product owners direcionados ao desenvolvimento de softwares precisam buscar formação em TI. Graduação ou pós-graduação na área de tecnologia podem ser o primeiro passo nessa carreira.

De acordo com o portal Vagas, a média salarial de um product owner, no Brasil, é de R$ 7.227, sendo sua formação mais comum Sistemas de Informação ou Análise de Sistemas.

Saiba mais: 9 desafios comuns na adoção de metodologias ágeis

Product owner vs. product manager vs agile coach

As responsabilidades do product owner, product manager e agile coach podem mudar de acordo com o contexto de cada organização. No entanto, cada um desses profissionais têm papéis bem distintos dentro de um time de desenvolvimento de software baseado em metodologias ágeis.

Product owner

Utiliza o Scrum para priorizar o backlog de uma equipe de desenvolvimento de software. É responsável por manter as funcionalidades do produto e acompanhar as melhorias do projeto. Além disso, é responsável pela qualidade das entregas, sendo o único que pode dar as entregas como concluídas. 

Product manager

É responsável por todos os aspectos de um produto, desde os objetivos estratégicos até os detalhes de experiência do usuário, durante todo o seu ciclo de vida do software, que inicia na sua concepção e vai até o fim da sua vida. Ou seja, esse profissional é responsável por garantir que o time esteja atuando alinhado às reais necessidades do cliente.

Agile coach

É o especialista responsável por implementar as metodologias ágeis nas organizações. Seu principal papel é garantir entregas bem sucedidas e bons resultados. Em um projeto de desenvolvimento de software, um bom agile coach sabe qual técnica ou método aplicar para que cada profissional desempenhe com excelência sua função.

Leia também: Saiba como otimizar o lead time e aumentar a produtividade nos negócios

Desafios comuns de um product owner

Geralmente, os POs são profissionais que entregam muito valor em projetos de desenvolvimento de softwares, pelas suas habilidades técnicas e comportamentais. No entanto, alguns desafios mal solucionados podem se transformar em erros cruciais e impedimentos para os bons resultados.

Relacionamos, abaixo, 4 desafios comuns enfrentados pelos PO em seu dia a dia de trabalho.

1. Saber equilibrar o sprint backlog e o objetivo da sprint

O principal objetivo do PO é fazer com que a equipe entregue valor, independente de como será essa construção. Não focar apenas no backlog e ter uma visão mais abrangente do projeto de desenvolvimento produto é um desafio para a maioria dos product owners.

2. Conseguir dar o direcionamento correto para o sprint goal

O product owner deve saber a direção que o sprint goal deve tomar. No entanto, nem todos têm um objetivo claro a seguir. Certamente, ter um único sprint goal para se focar irá melhorar a entrega de valor e assegurar o foco da equipe de desenvolvimento.

3. Entender quais as demandas importantes e o que pode esperar

Todos os POs conhecem bem a dinâmica de entregas urgentes datadas para ontem e que não podem esperar. Porém saber a verdadeira importância de cada assunto e priorizar as tarefas é uma responsabilidade do product owner e precisa ser trabalhada.

4. Compreender que a microgestão não é a solução

Mesmo que a equipe de desenvolvimento não esteja no ritmo esperado, fazer microgestão não vai melhorar o trabalho. O ideal é mostrar para o time que o PO está ali para auxiliá-los. Afinal, a microgestão costuma trazer mais problemas do que benefícios.

Veja: Agile squads: quais são os componentes-chave e como são orquestrados?

Como ser um bom product owner?

Contar com um bom product owner na equipe não só garante qualidade nas entregas mas um produto de software de sucesso para os usuários.

Por isso, para auxiliar esse profissional a melhorar seu desempenho, relacionamos abaixo 4 maneiras de ser um bom product owner:

1. Assegurar que o backlog de produto é transparente, visível e compreensível

Reduza ao máximo as suposições. É de responsabilidade do PO esclarecer todas as questões quanto ao backlog do produto. As dúvidas geram perda de tempo e produtividade. É papel do product owner fazer com que todos os envolvidos compreendam os detalhes do projeto.

2. Representar as necessidades dos stakeholders, mas manter a última palavra sobre mudanças no product backlog

Um bom PO cria metas e confia na sua visão do produto e do ciclo de desenvolvimento. Por isso, ele deve ser o responsável pela palavra final em relação às entregas do time de desenvolvimento. Isto é, o trabalho da equipe deve ser priorizado de acordo com as percepções do product owner e não com base no que os stakeholders esperam.

3. Buscar um grande relacionamento com o Scrum master

A principal responsabilidade do Scrum master é mostrar à equipe a melhor maneira de fazer o que o PO precisa que eles façam. Por isso, buscar um relacionamento próximo ao Scrum master vai fazer com que ele compreenda melhor o que precisa ser feito para aumentar o desempenho da equipe.

4. Priorize a aprendizagem e a melhoria contínua

Um bom PO não faz o tipo que sabe tudo. Um product owner que deseja alcançar o sucesso nessa profissão nunca se acomoda, está sempre inspecionando, adaptando e melhorando seus comportamentos e suas técnicas. Participe de treinamentos e forneça para seu time.

Confira: Squads as a service: o que é, como funciona e quando optar?

Product owner como parte chave da equipe

Como vimos, o product owner desempenha um papel valioso ao ajudar a organização a colocar seus produtos com sucesso no mercado. Para isso, ele precisa articular todos os envolvido, equipe e stakeholders.

Contar com a pessoa certa para desempenhar esse papel faz, portanto, toda a diferença. Um profissional capacitado e experiente eleva o nível das entregas e auxilia no bom desempenho da equipe.

Presente no mercado de soluções de TI há 18 anos, a Supero conecta organizações a POs com o outsourcing de profissionais de TI ou com a alocação de equipes inteiras, no outsourcing de squads.

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