Gestão

Saiba como otimizar o lead time e aumentar a produtividade nos negócios

12 de Maio de 2021

por Gabriela

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja o passo a passo para reduzir o tempo de espera na produção a fim de garantir a efetividade dos processos.

Buscar o menor lead time possível entre o momento que o cliente faz o pedido e a entrega do produto ou serviço é uma prática perseguida, atualmente, por empresas de diferentes segmentos do mercado.

Afinal, além da satisfação plena do cliente em receber seu pedido ou serviço em um tempo mínimo, ter o tempo de entrega reduzido diminui os gargalos do processo e, com isso, os custos da operação. Isso, sem falar no diferencial competitivo que a empresa que consegue esse feito passa a ter no mercado. Pois atingir esse resultado agrega valor à marca, fazendo com que a organização se destaque perante as concorrentes.

No entanto, alcançar esse objetivo não é uma tarefa fácil, tornando-se um desafio para muitas empresas, pois reduzir o lead time exige organização e planejamento em todas as etapas do processo.

Ficou interessado em saber como calcular corretamente o lead time e que fatores impactam nesse tempo? E ainda, por que é importante diminuir o tempo de espera na operação?

Então, continue a leitura deste post e confira!

Saiba mais: Conheça as principais tecnologias que ajudam a acelerar processos de logística

Fatores que impactam o lead time

Para cada modelo de negócio existem fatores específicos que definem e impactam diretamente o seu lead time.

No entanto, 3 fatores se destacam como os principais:

Lead time de compra

O tempo entre a solicitação de matéria-prima ao fornecedor e a sua entrega na empresa influencia bastante no tempo de espera do consumidor final. Ainda há o agravante de quando o pedido é feito incorretamente, pois esse tempo afeta todo o processo e ainda a imagem da empresa perante o cliente.

Lead time de produção

Se a empresa depende diretamente da matéria-prima para produção do produto final, é preciso se atentar ao tempo de produção de todas as áreas envolvidas no processo. Todas as etapas precisam atuar em sintonia para garantir o cumprimento dos prazos, sem perder a qualidade.

Lead time de entrega

Além da agilidade do meio utilizado para as entregas (via correio ou transportadora), outro ponto que influencia no tempo de entrega é a burocracia da Receita Federal, em caso de materiais importados. Para minimizar esse problema é importante prestar atenção no peso e volume, além da origem e do destino da mercadoria.

A boa notícia é que para resolver esses obstáculos, existem soluções, como o uso da tecnologia, para a melhoria dos processos e a terceirização de alguns serviços.

Essas podem ser alternativas bastante viáveis que geram benefícios não só para diminuir o lead time, mas para a empresa como um todo.

Entenda: Logística digital: por onde começar?

Calcule o lead time corretamente

Saber como calcular o lead time é importante para, além de otimizar as operações, garantir resultados positivos, como a satisfação do cliente.

Confira a seguir o passo a passo para calcular o lead time corretamente e usufruir dos benefícios que isso pode proporcionar para a sua empresa.

1. Liste os materiais necessários

Avalie todos os elementos necessários para sua operação do início ao fim. Inclua nessa lista a matéria-prima, a mão de obra, os produtos e até a manutenção.

2. Investigue o tempo de aquisição

Procure saber quanto tempo será gasto para adquirir cada um dos insumos necessários, desde o momento da compra até a entrega do fornecedor.

3. Faça uma seleção dos itens

Selecione todos os itens da lista e faça uma previsão de cada um deles entre a chegada do insumo na empresa e o tempo para entrar em produção.

4. Estabeleça prazos de produção

Estipule quanto tempo a produção deve levar para finalizar e entregar o produto/serviço pronto para o cliente final. 

5. Adicione o tempo de espera

Considere aqui os atrasos e imprevistos, que eventualmente podem acontecer, por diferentes motivos, para que o produto/serviço chegue no prazo determinado.

Após validar todos os passos acima, você certamente saberá qual o lead time do seu negócio.

Lembrando que, para empresas de alguns segmentos específicos, o cálculo do lead time é realizado por meio de fórmulas já prontas. 

No entanto, se a sua produção é variada, será preciso calcular a partir das necessidades estabelecidas.

Leia também: Logística pós-pandemia: tendências em gestão de cadeia de suprimentos

Como reduzir o lead time na operação

Além de saber calcular o lead time, é importante que o gestor também saiba realizar o gerenciamento logístico, a fim de reduzir o tempo de espera nas operações e aumentar a produtividade nos negócios.

E, para isso, é preciso primeiro cumprir o prazo estipulado com o cliente e na sequência melhorar os processos para diminuir o tempo de espera.

Para reduzir o lead time na operação, de modo geral, é preciso:

  • diminuir o tempo de produção, seja aumentando a força de trabalho ou utilizando automação;
  • adotar medidas a fim de eliminar defeitos ou possíveis problemas do produto/serviço;
  • encontrar fornecedores confiáveis, com bons prazos e flexibilidade com a negociação;
  • implementar um sistema de gestão para agilizar as etapas de produção e eliminar falhas;
  • saber que a qualidade do produto/serviço é primordial, mesmo com foco em reduzir o tempo de entrega;
  • estar sempre atento aos gargalos que podem surgir e afetar o seu processo de produção;
  • garantir que a manutenção das máquinas esteja sempre em dia, a fim de evitar paradas indesejadas na produção;
  • otimizar a rota percorrida para a entrega do produto/serviço ao cliente ou contar com transportadora, além dos serviços dos Correios.

Seguindo essas orientações, é bem provável que o lead time de seus processos produtivos  diminua, afetando toda a operação.

Confira: Outsourcing de TI no setor de logística: a nova estratégia dos CIOs

Por que é importante diminuir o lead time

Reduzir o lead time é fundamental para que a empresa consiga crescer de maneira ágil e rápida. Afinal, quanto menos tempo de execução para o desenvolvimento e a produção de um produto ou serviço, mais produtiva é a empresa.

Além da organização de ter fluxos de trabalho bem definidos, otimizar o lead time também evita atrasos e minimiza períodos de inatividade.

Isso sem contar que, com um lead time reduzido, o líder consegue visualizar o andamento das tarefas de forma simples e ter mais agilidade na tomada de decisão.

Por isso, contar com times ágeis é tão relevante para o sucesso da operação. O Scrum com Kanban, por exemplo, tem sido uma das metodologias mais utilizadas para aumentar a produtividade e diminuir o lead time nas empresas.

Ter uma equipe que saiba priorizar as demandas e consiga dividir os processos em partes menores, de modo que todas as etapas possam ser desenvolvidas de maneira mais rápida é uma ótima maneira de reduzir o tempo de entrega ao cliente.

Assim, ao reduzir o lead time na operação, o gestor agrega benefícios, como:

  • Menos desperdícios
  • Custos mais baixos em cada etapa do processo;
  • Melhora na qualidade das entregas;
  • Menor tempo de resposta;
  • Padronização;
  • Escalabilidade da operação; 
  • Produtividade. 

Veja: Como a Portonave aprimorou processos de logística com as soluções da Supero Tecnologia

De que forma a Supero pode ajudar a reduzir o lead time

Como sabemos, nos últimos anos, o comércio eletrônico vem crescendo de forma exponencial e, com a pandemia do novo coronavírus, as compras e vendas pela internet ganharam ainda mais força.

Com isso, reduzir o tempo de entrega de produtos e serviços para clientes finais tornou-se uma prioridade para as empresas que buscam a satisfação e a fidelização do consumidor.

Contudo, como já vimos, apesar de desafiador, otimizar o lead time é extremamente importante e precisa ser feito. 

Entretanto, se hoje você não tem braços e time para planejar, desenvolver e executar essa operação, conte com a Supero Tecnologia como parceira nesse processo.

Presente no mercado de tecnologia há mais de 17 anos, a Supero tem consultores especializados e uma ampla carteira de clientes que já otimizaram seus processos e melhoraram suas entregas.

Reduza os custos e a burocracia de suas operações com o Lean Digital. Conheça essas e outras soluções personalizadas para você e alavanque os resultados da sua empresa.

Entre em contato com um dos consultores e veja como a Supero pode auxiliar você com serviços de acordo com as necessidades do seu negócio.


Escrito por Gabriela

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais

Cadastro por interesse

Nosso time está pronto para entender o seu negócio e auxiliá-lo a encontrar a melhor solução.

Deixe seu melhor e-mail abaixo que entraremos em contato.

Indique este post para alguém...

Inscreva-se em nossa newsletter.