Inovação

Energy as a service: 7 tecnologias fundamentais

13 de Setembro de 2021

por Marketing

Tempo de leitura: 8 min.

Voltar

Veja quais são as tecnologias que viabilizam o mo modelo as a service no setor de energia

É comum vermos a energia sendo utilizada nas organizações para atender diferentes necessidades, que vão desde geração de eletricidade até transporte de cargas. No entanto, em resposta à demanda crescente do mercado, nas últimas décadas, os modelos de negócios baseados em energy as a service ganharam popularidade

Basicamente, o modelo EaaS é a oferta de serviços personalizados de energia em troca de uma taxa recorrente, que normalmente vem como um plano de assinatura.

O cliente se beneficia ao evitar pagamentos diretos de eletricidade para a concessionária e atualizações caras de equipamentos elétricos, normalmente importados, ao mesmo tempo que se favorece com o uso de dispositivos modernos. 

Semelhante aos modelos de serviço em outros setores, o energy as a service pode tornar a tecnologia melhor (como dispositivos e software de energia) e mais acessível e, dessa forma, beneficiar consumidores, empresas de serviços, rede elétrica e, potencialmente, a sociedade em geral, que ganha com a concorrência das empresas que prestam esses serviços.

Mas, quais as tecnologias por trás do modelo EaaS que podem oferecer todos esses benefícios?

Neste artigo, vamos abordar como funciona a distribuição de energia as a service, as principais tecnologias utilizadas nesse modelo e quais os desafios para o setor energético diante do atual cenário.

Saiba mais: Top tendências para o mercado de energia elétrica

curso lean thinking

Como fica a distribuição de energia as a service?

O modelo energy as a service surgiu como uma forma de agregar valor às melhorias de eficiência energética. Ao utilizar tecnologias mais eficientes em termos de energia, os usuários economizam dinheiro, e as organizações, recursos como tempo e capital humano. No entanto, os incentivos para reduzir o consumo de energia foram desalinhados entre concessionárias, empresas e consumidores.

Por motivos financeiros, claramente, as concessionárias de eletricidade têm poucos motivos para incentivar a eficiência energética e, provavelmente, só farão isso se for exigido pela política governamental.

Entretanto, os usuários de energia, e a sociedade em geral, podem frequentemente se beneficiar com o modelo EaaS para a redução do consumo de energia. Inclusive, foi a lacuna de eficiência energética que inspirou empresas como a Engie a lucrar com a economia de energia.

Um exemplo dessa iniciativa são os projetos de Energy as a Service da Engie em parceria com a Ohio State University e a University of Iowa. A lógica por trás desses projetos em EaaS é permitir que os clientes se concentrem em seus negócios principais ou missão, em vez de funções auxiliares, como gerenciamento de energia

superocast - lean thinking

Aliás, o que se tem observado é que a necessidade de terceirização desses serviços é mais aguda em edifícios e organizações alheias ao setor, que têm pessoal limitado nas instalações e desejam usar tecnologias de construção inovadoras que muitas vezes requerem conhecimentos especializados para manutenção e controle.

De acordo com o relatório da Deloitte sobre Energy as a Service, o modelo de EaaS é uma tendência global que deve se estabelecer nos próximos anos perante o modelo tradicional, deixando para trás uma geração centralizada direcionada para consumidores passivos que simplesmente pagam taxas para obter a energia.

Segundo o levantamento, o sistema de energia do futuro promete ser limpo, conectado e baseado nas necessidades da sociedade, onde todos são capazes de gerar e consumir. Esse é o mundo que promete a Energy as a Service, que irá conectar uma variedade de produtos e serviços de energia baseados em dados que incorporam novas tecnologias e conta com melhorias de eficiência.

Tech + Energy = Energy-as-a-Service

Leia também: Tecnologias de automação: quais as maiores tendências?

7 tecnologias essenciais no modelo EaaS

De acordo com o relatório Energia como serviço - Mercado global Trajetória e Análise, o mercado global de EaaS deve chegar a US $ 80,6 bilhões até 2026.

Entre as organizações que participaram da pesquisa, o modelo EaaS foi capaz de alcançar até 25% de economia de energia. E ao que tudo indica, vão surgir outras melhorias na eficiência energética nos próximos anos, à medida que os provedores de serviços começarem a usar tecnologias e práticas aprimoradas.

Entre as 7 principais tecnologias que já estão sendo utilizadas para o avanço do modelo EaaS, podemos destacar:

1. IoT

Sensores de internet das coisas (IoT) em rede podem fornecer informações sobre falhas de energia em um nível alto de detalhamento ou detectar problemas do sistema em tempo real.

Confira: Investimento em internet das coisas: como as empresas estão agindo

2. Realidade aumentada

A realidade aumentada  permite, por exemplo, a visualização de imagens sobrepostas ao ambiente real por meio de dispositivos, que podem ser acoplados nos capacetes dos técnicos para que a manutenção seja mais eficiente e segura.

3. Automação

Os dispositivos que geram, fornecem e controlam energia são executados em grande parte por algoritmos. Equipamentos inteligentes colocam ainda mais ênfase na automação para gerenciar os dados coletados e obter insights.

4. Advanced analytics

As plataformas analíticas avançadas analisam com precisão os números para gerenciar melhor e equilibrar de forma mais assertiva o fornecimento e a demanda de energia, para que a distribuição seja realizada da forma mais eficiente possível.

Veja: Data analytics: como colocá-la no centro do negócio

5. Blockchain

O blockchain auxilia a eliminar potencialmente problemas de segurança, permitindo transparência ao permitir que os reguladores acessem dados limpos e à prova de violação na fonte. Ao mesmo tempo, permite que as empresas mantenham controle sobre quais informações estão disponíveis e quem tem permissão para acessá-las.

6. 5G

O 5G deve aumentar potencialmente o consumo de energia. A expansão dessa tecnologia no mercado irá gerar uma necessidade de densificar a rede para atender as demandas crescentes de tráfego.

Entenda: 5G na indústria: mais conectividade aos processos no setor industrial

7. Cloud

As plataformas de energia baseadas em nuvem têm potencial para escalar mais rápido e reduzir drasticamente o desperdício de energia, oferecendo mais transparência e autonomia ao usuário.

Saiba mais: Plano de migração para cloud: você considera pessoas e processos?

Quais os desafios para o setor energético?

O surgimento de novos modelos de negócio, como o EaaS e o avanço das novas tecnologias, aliados ao crescimento das preocupações com questões ambientais trouxe novos desafios para o setor energético, à medida que as fontes de energia limpa ganharam a confiança da sociedade.

Embora o modelo Energy as a Service permite implementar técnicas digitais para gerenciar sistemas complexos e aumentar a eficiência energética, também enfrenta a barreira de encontrar uma solução que integre os recursos renováveis às redes de energia inteligentes.

Além desse, relacionamos, abaixo, outros desafios que empresas do setor energético precisam enfrentar:

Escalabilidade

Conforme a demanda por energia cresce, a infraestrutura de TI precisa ser redimensionada para acompanhar a evolução do mercado e garantir escalabilidade ao negócio. Pois, à medida que os padrões evoluem, as soluções devem ser compatíveis às demandas.

Segurança

À medida que o setor de energia avança, as instalações exigem redes de comunicação baseadas em TI confiáveis e mais conexões remotas. É preciso garantir a proteção das redes com a tecnologia de segurança adequada.

Conectividade

Em um mundo cada vez mais conectado, fornecedores de energia precisam atender às expectativas de conectividade e comunicação integrada entre os sistemas que tornam-se frequentemente mais inteligentes.

Para garantir o sucesso do serviço, esses são alguns desafios que precisam ser superados. 

No entanto, como abordamos antes, escolher as tecnologias adequadas e o fornecedor certo, que atenda às necessidades específicas do setor, é fundamental para se preparar para o futuro que se apresenta.

Leia também: Competências digitais: como endereçar os principais desafios?

Soluções personalizadas para alcançar os objetivos com EaaS

Como vimos, o modelo Energy as a Service promete movimentar os serviços de energia, nos próximos anos, por permitir que empresas garantam eficiência energética e reduzam drasticamente seus custos com energia por meio de tecnologia avançada.

Portanto, se você é uma empresa que oferece EaaS e está em busca de parcerias na área de tecnologia, com conhecimento no setor energético para avançar nos seus projetos, conte com a Supero. 

Com 18 anos de experiência no mercado de soluções de TI, montamos um time de profissionais altamente capacitados para agregar ainda mais valor ao seu negócio de energia.

Entre em contato com um de nossos consultores especializados e veja como podemos auxiliá-lo a superar os desafios do modelo as a service

Nova call to action


Escrito por Marketing

Outras Postagens

Crie soluções personalizadas e integradaspara todas as áreas da sua empresa

Quero Saber mais

Fique Atualizado Assine nossa Newsletter

Oportunidades Participe dos melhores projetos!

Se você está em busca de um ambiente descontraído, cheio de oportunidades de crescimento e em constante evolução, confira as oportunidades!

Saiba Mais